As cirurgias dos terceiros molares (dentes do siso), na Odonto Arte Ofício, são realizadas pela nossa especialista em Buco maxilo facial. Especialista mais apta a realizar este tipo de cirurgia, principalmente nos casos mais complexos. Os dentes do siso são os últimos dentes a se formarem na cavidade bucal, assim sendo, eles se irrompem (nascem/surgem) em boca no período da adolescência. O aparecimento desses dentes na cavidade oral ocorre, quando os mesmos não estão impactados (retidos) no tecido ósseo.
Estes dentes podem estar:
Bem posicionados na cavidade bucal:
Caso estejam bem posicionados, o cirurgião dentista deverá avaliar outras questões do elemento dentário, como, por exemplo:
- Se o paciente não consegue ter um bom acesso para a realização da higiene oral na região do siso;
- Se o paciente apresenta cáries extensas nos dentes do siso;
- Avaliação da oclusão (mordida) do paciente.
Semi inclusos:
Os dentes do siso semi inclusos surgem parcialmente em boca. Estão parte impactado no tecido ósseo e parte exposto na cavidade bucal. Em regra, o dente do siso semi-incluso, permite a formação de uma abertura entre o tecido gengival e o dente, abertura que pode se tornar uma porta de entrada para o acúmulo de resíduos dos alimentos, propiciando a formação de placa bacteriana e consequente proliferação de bactérias. O acúmulo de placa bacterina pode gerar um processo infeccioso e culminar em dor, inchaço e trismo (dificuldade nos movimentos de abertura e fechamento da boca). O surgimento de cáries também são comuns, uma vez que os dentes estão em uma região de difícil acesso para realização da higienização.
Totalmente inclusos:
Os dentes totalmente inclusos permanecem nesta posição quando não há nenhum espaço em boca para a erupção (surgimento) dos dentes. Via de regra, os sisos totalmente inclusos encontram-se impactados e retidos no tecido ósseo e não se irrompem (não surgem) em boca e na maioria das vezes precisam ser extraídos pelo cirurgião dentista. Muitos pacientes acreditam que não possuem os sisos por estarem totalmente inclusos, principalmente, por não incomodá-los. Ocorre que a maioria da população apresenta estes elementos dentários.