O que são implantes dentários?

São parafusos de titânio, biocompatíveis com o organismo, e que apresentam tratamentos especiais em suas superfícies. Os implantes são inseridos no interior do tecido ósseo e sobre estes implantes serão parafusadas\cimentadas as coroas ou próteses (dentes) que podem ser confeccionadas em porcelana ou em acrílico. 

Etapas para a realização dos implantes dentários são:

Etapa 1 – Planejamento virtual da futura prótese parcial ou coroa em porcelana para confecção do guia cirúrgico, através do escaneamento intra-oral e exames de tomografia realizados nos centros de imagem parceiros. 

O guia cirúrgico  é basicamente um aparelho utilizado no momento da cirurgia, a partir de um planejamento prévio da posição em que os dentes/prótese deverão serem instalados. A partir desta orientação é que os implantes são inseridos no interior do osso no dia da cirurgia.

Etapa 3 – Realização dos procedimentos de moldagem ou escaneamento intra-oral para instalação das próteses/coroas de porcelana.

Uma cirurgia realizada com o guia cirúrgico diminui as chances de:

  • Mau posicionamento das coroas de porcelana (em razão do mau posicionamento dos implantes algumas coroas se afrouxam);
  • Coroas extremamente volumosas podem ocasionar um excesso de acúmulo de alimento entre a coroa e a gengiva.
  • Perda do implante.

Um planejamento bem realizado é de fundamental importância na implantodontia.

TIPOS DE PRÓTESES SOBRE IMPLANTE

Existem diferentes tipos de coroas/próteses sobre implante. O que irá determinar qual o tipo de prótese/coroa que será instalada será a quantidade de falhas que o paciente possui e as condições do rebordo ósseo.

Implantes unitários

Os implantes unitários possuem coroas únicas e individualizadas, que apresentam-se inseridas e adaptadas exclusivamente em um implante de titânio. 

Os implates unitários podem ser realizados quando o paciente possui a ausência de elementos dentários isolados.

Reconstruções parciais

As reconstruções parciais podem ser realizadas quando o paciente possui a ausência de mais de um elemento dentário em boca. Ou seja, as falhas dentárias do paciente estão próximas uma da outra.

O planejamento do caso pelo dentista é sempre individualizado para cada paciente e irá depender do volume ósseo e do espaço existente.

Reconstruções totais (prótese tipo protocolo)

A prótese, tipo protocolo, pode ser realizada quando o paciente é totalmente edêntulo (não possui nenhum elemento dentário em boca). Após os implantes serem inseridos, uma prótese inteiriça já apresentando todos os dentes unidos é parafusada nos implantes.

Enxertos ósseos

Em determinados casos, para realização da reabilitação com implantes dentários, o rebordo ósseo do paciente pode não possuir a quantidade de tecido ósseo suficiente para a realização da cirurgia. Como os implantes dentários devem ser realizados na posição protética ideal (posição ideal para a inserção dos dentes) e nesta posição é necessário que o paciente apresente tecido ósseo, por isso, em determinados casos, se faz necessário a realização de cirurgia de enxerto ósseo para que os implantes sejam inseridos na posição ideal.

Existem diversas técnicas para realização de enxertos ósseos e uma avaliação com o implantodontista e após a análise de exames tomográficos se fazem necessários para se determinar qual é a técnica ideal para cada caso.

Consulte nossos valores e agende sua consulta pelo WhatsApp: 31 99290.2068