A Odontologia Biológica tem como principio básico de que não é possível se tratar a boca do paciente de uma forma isolada do restante do corpo.
Um exemplo clássico que podemos citar, seria o fato de que precisamos avaliar por exemplo a vitamina D ou hormônio D do paciente, pois ele é responsável pela manutenção dos dentes em boca e pela qualidade do osso.
Precisamos ter em nossa anamnese como é a dieta do paciente, como é a sua rotina para fechamento de alguns diagnósticos.
A odontologia Biológica tem como aliada a tradicional Medicina chinesa, que têm como princípio de que cada elemento dentário corresponde a um órgão do corpo. Baseado neste pensamento, podem haver algumas correlações entre um elemento dentário e um determinado órgão, onde um elemento dentário que apresentar um processo de infecção ou ate mesmo um tratamento de canal mal conduzido por exemplo, pode gerar um campo interferente em um determinado órgão o que pode gerar um adoecimento do paciente. Mas aqui na Odonto Arte não há nenhuma tomada de decisão apenas baseada nessas correlações, temos como base fundamental a Odontologia convencional baseada em que há de concreto na literatura científica, em exames de imagens e exames clínicos da cavidade bucal. Os conceitos básicos da Odontologia jamais podem ser deixados em segundo plano.